A Euroliga reuniu a sua direção esta segunda-feira em Barcelona para discutir o futuro das suas competições, face aos planos da NBA e da FIBA de criarem uma nova liga europeia.
Embora não mencionem diretamente estas entidades, a Euroliga refere-se às “propostas anunciadas para a criação de uma nova liga europeia”, considerando-as uma “ameaça às tradições do basquetebol europeu”. O conselho da Euroliga mostrou-se aberto ao diálogo com quem queira contribuir para o crescimento do basquetebol no continente, mas rejeita iniciativas que ponham em risco os valores fundamentais e a identidade da modalidade.
Segundo o comunicado, a Euroliga reafirmou o seu compromisso em continuar o caminho de sucesso traçado nos últimos 25 anos, baseado em união e determinação. Os clubes destacaram ainda o investimento significativo feito nos últimos anos para oferecer a melhor experiência aos adeptos, atingindo níveis recorde de interesse e sucesso comercial.
Durante a reunião, foram também discutidas a estrutura futura das competições e as novas oportunidades comerciais emergentes.