Guns Nʼ Roses: A Lenda do Rock que Continua a Cativar Fãs em Portugal e no Mundo
Os anos 80 e 90 foram uma época de excessos, atitudes rebeldes e música que fazia tremer as paredes de casa. E no centro desse furacão cultural estavam os Guns Nʼ Roses, uma banda que personificou o espírito do rock como poucas. Passadas décadas desde o auge da sua fama, a verdade é que Axl Rose, Slash, Duff McKagan e companhia continuam a ser uma força imparável, conquistando corações em Portugal e além-fronteiras.
Quem não se lembra daquele riff icónico de Sweet Child Oʼ Mine a tocar na rádio enquanto se tentava afinar uma guitarra de plástico no quarto? Ou de Axl a mandar aqueles screams que desafiavam as leis da física vocal? Era uma altura em que o rock não era só música, era um estilo de vida. E os Guns Nʼ Roses eram os reis da selva de betão.
A verdade é que o trio original da banda – Axl, Slash e Duff – tinha uma química que parecia saída de um filme de Hollywood. Um vocalista com um ego do tamanho do Texas, um guitarrista que parecia ter negociado a alma com o diabo para tocar daquela forma, e um baixista que podia ser o bad boy mais simpático do planeta. Juntos, criaram discos como Appetite for Destruction e Use Your Illusion, que até hoje são considerados obras-primas do rock.
E depois havia os concertos. Ah, os concertos! Quem teve o privilégio de ver os Guns ao vivo sabe que era uma mistura de caos, genialidade e atrasos que só Axl poderia justificar. Lembro-me de uma vez em Portugal, nos anos 90, em que Axl decidiu começar o show uma hora e meia atrasado. Quando finalmente apareceu, com aquelas calças de couro justíssimas e uma camiseta do Benfica (sim, ele adora agradar os portugueses), o público esqueceu imediatamente a espera. Era simplesmente mágico.
Não podemos esquecer também o humor peculiar da banda. Axl, com os seus momentos temperamentais, já foi comparado a uma diva da ópera. Slash, com o seu top hat e cabelo encaracolado, parece saído de um filme de Tim Burton. E Duff, bem, Duff é aquele amigo que sempre está lá para apaziguar os ânimos – e para lembrar os outros de que não há problema em comer um donut ou dez.
Hoje, os Guns Nʼ Roses continuam a levar multidões ao delírio. A reuniação de Axl, Slash e Duff em 2016 foi como um renascimento para os fãs que cresceram com a sua música. E Portugal não fica de fora. A cada concerto no nosso país, são milhares os fãs que enchem estádios para reviver as memórias de uma época em que o rock era rei, e os Guns Nʼ Roses eram a sua corte.
Portanto, se alguma vez se perguntarem porque é que esta banda continua a cativar fãs em todo o mundo, a resposta é simples: eles são mais do que uma banda, são uma lenda. E, como todas as lendas, são eternos. Agora, se me dão licença, vou pôr November Rain a tocar e fazer um solo de air guitar no meu escritório. Porque, convenhamos, nunca é tarde para sentir-se um rockstar.