Iúri Leitão, ciclista de 26 anos, foi o grande destaque da 28.ª Gala do Desporto, realizada no Teatro Maria Matos, em Lisboa. O atleta vianense tornou-se o primeiro português a conquistar duas medalhas numa única edição dos Jogos Olímpicos (ouro no madison e prata no omnium em Paris 2024) e recebeu ainda o Prémio Ética no Desporto, pelo gesto de esperar por um adversário que caiu durante a competição. Na categoria de Atleta Masculino, superou nomes como Cristiano Ronaldo, Diogo Ribeiro e Nuno Borges, agradecendo ao treinador Gabriel Mendes, que considerou “o melhor do mundo”.
Patrícia Sampaio, medalha de bronze no judô em Paris 2024, foi eleita Atleta Feminina, superando Filipa Martins, Camila Rebelo e Francisca “Kika” Nazareth. Ausente, a judoca deixou um discurso emocionado, partilhado por uma amiga, onde destacou o ano “intenso, de altos e baixos” que culminou no “maior sonho da carreira”.
Rubén Amorim, treinador do Sporting, foi eleito Treinador do Ano, dedicando o prémio à equipa que o apoia. Na categoria Jovem Promessa, o andebolista Francisco Costa, de 20 anos, foi o vencedor, destacando o orgulho em receber a distinção. Já no Desporto Adaptado, o nadador Diogo Cancela, medalha de bronze nos 200 metros estilos nos Jogos Paralímpicos, foi o premiado.
A gala homenageou ainda José Manuel Constantino, antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal, falecido em agosto, com um vídeo que recordou a sua dedicação ao desporto e ao olimpismo.