O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, felicitou Luís Montenegro pela sua nomeação como Primeiro-Ministro de Portugal, destacando o apoio firme e a amizade constante do país face à invasão russa da Ucrânia. Numa publicação na rede social X, Zelensky expressou confiança de que a parceria entre os dois países se manterá e fortalecerá, contribuindo para uma Europa mais segura e próspera. “Aguardo com expectativa a continuação da nossa estreita e frutuosa cooperação”, acrescentou.
A Ucrânia tem recebido ajuda financeira e militar dos aliados ocidentais desde a invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022. Além disso, os países aliados impuseram sanções a setores-chave da economia russa para limitar a capacidade de Moscovo financiar a guerra.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, designou Luís Montenegro como primeiro-ministro, após assegurar a viabilização parlamentar do novo governo. A nomeação ocorreu 11 dias após as eleições legislativas de 18 de maio, em que a coligação AD (PSD/CDS-PP) venceu, mas sem maioria absoluta. A tomada de posse do XXV Governo Constitucional está prevista para a próxima semana.