A Polícia de Segurança Pública (PSP) inaugurou, na terça-feira, a primeira esquadra especializada no combate ao tráfico de droga, sediada na Divisão de Investigação Criminal (DIC) no Forte do Alto do Duque, em Lisboa. Esta esquadra resulta de uma reestruturação da DIC e vai funcionar como um projeto-piloto, concentrando todas as brigadas dedicadas ao tráfico de droga numa única estrutura.
O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) destaca que o tráfico de droga é uma prioridade no combate ao crime, tanto a nível nacional como europeu. Segundo a Europol, cerca de metade das redes criminosas mais perigosas na Europa estão envolvidas no tráfico de droga, com 36% dedicadas exclusivamente a esta atividade.
Relatórios da União Europeia indicam ainda um crescimento significativo da produção e disponibilidade de drogas sintéticas e cocaína, assim como do consumo de canábis entre jovens e da violência associada ao tráfico.
A nova esquadra representa uma abordagem inovadora, com um comando único e uma estratégia bem definida para reforçar a luta contra este flagelo em Lisboa.