José Gomes Mendes, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga de Clubes e deputado do Partido Socialista, e Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve e coordenador dos delegados da LPFP, são os candidatos às eleições que decorrem hoje, entre as 10h00 e as 13h00, na sede da LPFP, no Porto.
Pedro Proença deixou a presidência da LPFP para assumir o cargo de presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), após a saída de Fernando Gomes, que completou o limite de três mandatos e passou a liderar o Comité Olímpico de Portugal (COP).
Um dos principais desafios para o próximo presidente será a centralização dos direitos audiovisuais, cuja proposta terá de ser apresentada à Autoridade da Concorrência até ao final da época 2025/26, com entrada em vigor prevista para 2028/29. Outras questões importantes incluem a redução do IVA dos bilhetes de futebol (atualmente em 23%) e a autorização da venda de bebidas de baixo teor alcoólico nos estádios, temas que exigirão diálogo com o novo governo. A competitividade da I Liga também estará em foco.
José Gomes Mendes, de 63 anos, é doutorado em Engenharia Civil e lidera a Mesa da Assembleia Geral da LPFP desde junho de 2023, tendo anteriormente ocupado cargos de secretário de Estado nos governos de António Costa. Reinaldo Teixeira, de 61 anos, é presidente da Associação de Futebol do Algarve desde 2019 e esteve envolvido em polémicas relacionadas com negócios com Rui Costa, presidente do Benfica.
Nas eleições, as 18 equipas da I Liga têm direito a dois votos cada, enquanto as do segundo escalão têm um voto. No entanto, apenas 16 equipas do segundo escalão podem votar, já que as equipas B do Benfica e do FC Porto estão excluídas.