Sábado, Setembro 27, 2025
spot_imgspot_img

Top 5 da Semana

spot_img

Related Posts

Novas Ambulâncias Reforçam Cuidados às Grávidas na Margem Sul do Tejo

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) anunciaram hoje o reforço de meios de socorro, após uma reunião com a ministra da Saúde na segunda-feira. Duas novas ambulâncias, operadas por bombeiros locais, vão ajudar a minimizar problemas de mobilidade nas deslocações de utentes, estando previstas para funcionar até 30 de setembro. Estas vão concentrar-se na margem sul, apoiando as urgências obstétricas de hospitais como os de Almada, Barreiro e Setúbal, que estão em regime rotativo.

O INEM vai criar dois Postos de Emergência Médica Sazonais, financiados no âmbito de um acordo com a LBP. António Nunes, presidente da LBP, mostrou-se disponível para reforçar o sistema de emergência pré-hospitalar em todo o país, especialmente na Península de Setúbal, onde o encerramento de urgências de ginecologia e obstetrícia tem sido mais frequente.

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, admitiu que a região da Península de Setúbal é a “área mais crítica” nestas especialidades e que a estabilização dos cuidados de saúde vai levar tempo. Uma possível solução passa pela criação de urgências regionais, conforme previsto no programa do Governo, com equipas partilhadas entre hospitais e prioridade para especialidades como obstetrícia e pediatria. Contudo, esta medida depende de negociações com sindicatos em setembro, já que exige uma nova organização do trabalho.

Além disso, o Hospital Garcia de Orta, em Almada, terá a urgência de obstetrícia aberta 24 horas a partir de setembro, com a integração de médicos que antes atuavam no setor privado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles