O tripulante, de nacionalidade espanhola, apresentava sinais de uma possível AVC (Acidente Vascular Cerebral) e necessitava de assistência médica urgente, segundo comunicado da Marinha. O homem estava a bordo do navio de pesca “Punta do Castro”, com bandeira espanhola, localizado a 211 km a nordeste da ilha Terceira, nos Açores.
O resgate foi realizado por um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou o paciente para o aeroporto de São Miguel, de onde foi transferido para um hospital. A operação foi coordenada pelo MRCC (Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo) de Ponta Delga, em colaboração com o CODU-MAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos) e o RCC (Centro de Busca e Salvamento Aéreo) de Lajes. Participaram na operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o helicóptero EH-101 e o CODU-MAR-Resumo
Um tripulante espanhol em risco de AVC foi resgatado por um helicóperto da Força Aérea Portuguesa enquanto estava a bordo de um navio pesqueiro situado a 211 km da ilha Terceira. A operação foi coordenada pelo MRCC de Presidente Delgada, em colaboração com o CODU-MAR e outras entidades envolvidas, garantindo o transporte do paciente para o hospital com sucesso.