JPP promete reforçar fiscalização ao PSD na Madeira
Élvio Sousa, líder do JPP e cabeça de lista nas eleições regionais antecipadas, garantiu que o partido não permitirá que o PSD continue a governar sem controlo. "Se Deus quiser, seja num governo alternativo ou como segunda força política, vamos intensificar a fiscalização ao que o PSD fizer", afirmou numa reunião com militantes em Santa Cruz, após a divulgação dos resultados provisórios.
O JPP celebrou a vitória em Santa Cruz e o segundo lugar em seis municípios, reforçando a sua posição como principal partido da oposição na Assembleia Legislativa da Madeira, com 11 deputados eleitos. O PSD venceu sem maioria absoluta (23 deputados), enquanto o PS ficou em terceiro lugar, com oito. Outros partidos, como o Chega, CDS-PP e IL, elegeram entre um e três deputados.
O JPP admitiu a possibilidade de formar um governo alternativo, mas adiou mais detalhes para após consultas internas. Para isso, seria necessário um acordo entre JPP, PS, Chega, IL e CDS-PP, somando 24 deputados, contra os 23 do PSD.
Estas eleições foram as terceiras realizadas na Madeira em cerca de um ano e meio, com 14 listas em disputa. Nas últimas regionais, em maio de 2024, o PSD elegeu 19 deputados, o PS 11, e o JPP nove.