Sexta-feira, Abril 25, 2025
spot_imgspot_img

Top 5 da Semana

spot_img

Related Posts

INEM assiste a parto iminente à porta de casa de grávida no Seixal

O INEM acionou, às 16:15, uma ambulância dos Bombeiros do Seixal e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Garcia de Orta para assistir uma grávida de 40 semanas e 1 dia, nas Paivas, Seixal. Ao chegarem, as equipas verificaram que o parto era iminente e procederam ao nascimento no local, com o apoio dos bombeiros. A mãe e o bebé foram depois transportados em segurança para o Hospital de Setúbal, que estava preparado para receber casos de obstetrícia encaminhados pelo CODU.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Seixal, Brázio Romeira, explicou que a ambulância chegou às 16:24, encontrando a VMER já no local. Enquanto aguardavam instruções do CODU, devido ao encerramento das urgências de obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, a grávida entrou em trabalho de parto, e o bebé, um menino, nasceu às 16:45. Ambos estão bem.

Este foi o segundo parto realizado numa ambulância dos Bombeiros do Seixal em menos de uma semana. No domingo de Páscoa, uma grávida de 37 semanas teve o bebé na ambulância a caminho do Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, já que as urgências do Garcia de Orta estavam encerradas.

Brázio Romeira destacou a dificuldade em compreender estas situações, que ocorrem frequentemente devido aos constrangimentos nas urgências dos hospitais, com graves consequências para a população do concelho.

Segundo o Portal do SNS, durante o feriado de 25 de abril, três urgências estarão encerradas, número que sobe para seis no fim de semana, a maioria de obstetrícia e ginecologia. O serviço de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, estará condicionado, recebendo apenas casos encaminhados pelo CODU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles