Segunda-feira, Setembro 22, 2025
spot_imgspot_img

Top 5 da Semana

spot_img

Related Posts

Governo apoia viticultores do Douro na redução de produção e destilação de uvas para sustentabilidade

Em Braga, durante a abertura da Vinho Verde Fest, José Manuel Fernandes explicou que os apoios aos produtores de vinho dependerão da adesão aos programas e da quantidade de uvas entregues. O Governo planeia ajudar, sobretudo os pequenos produtores, a destilar aguardente e a reduzir as áreas de produção, evitando a destruição anual de vinho. Desde 2020, foram gastos 54 milhões de euros em destilações para álcool industrial, sem resolver os problemas do setor.

Fernandes destacou que o plano do Governo inclui “medidas estruturantes” para proteger o rendimento dos produtores, que tem vindo a diminuir. Entre as propostas, estão apoios para substituir culturas, como a criação de bosques que preservem a paisagem do Douro, uma região onde as vinhas são uma mais-valia.

O governante criticou a descativação tardia de verbas para a promoção do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, considerando-a “uma vergonha”. Em 2024, foram também proibidos transportes de vinho a granel no Douro e reforçada a fiscalização.

O plano do Governo está em discussão no Conselho Interprofissional do IVDP, com propostas abertas a contributos. Quanto ao estudo sobre a produção de Vinho do Porto com aguardente exclusiva do Douro, já existe um rascunho, mas ainda não está finalizado. Fernandes alertou para a importância de não onerar os produtores ou encarecer o produto, prejudicando as vendas.

Ainda assim, acredita que a incorporação de aguardente pode ser benéfica, desde que não comprometa o stock existente. Manifestou ainda insatisfação com o baixo aproveitamento dos fundos de promoção, já que, de 20 milhões de euros disponíveis, só houve candidaturas para 12 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles