José Luís Carneiro, recentemente eleito secretário-geral do PS, esteve reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro que durou uma hora e 15 minutos. Carneiro destacou que este diálogo institucional faz parte de um plano mais amplo, que inclui futuros encontros com o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e com os presidentes dos tribunais superiores. O objetivo é, posteriormente, solicitar uma audiência com o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Na saída do Palácio de Belém, Carneiro frisou a importância deste diálogo para demonstrar a disponibilidade do PS em servir o país, especialmente em matérias estratégicas como as responsabilidades europeias e atlânticas. Transmitiu também ao Presidente da República a intenção do partido em contribuir para o aperfeiçoamento da segurança interna, da justiça e para o reforço da vida democrática.
Entre as prioridades mencionadas, destacou a necessidade de responder a questões concretas que afetam a população, como o crescimento económico, a melhoria dos salários e rendimentos das famílias, a habitação e a saúde. Carneiro sublinhou ainda a importância de um plano estratégico nacional que valorize a indústria militar, mobilizando recursos do Estado, do sistema científico e das PMEs, sem comprometer as funções sociais e a coesão territorial e económica. Além disso, defendeu que o reforço das capacidades europeias em defesa pode fomentar o desenvolvimento da economia nacional.