Quinta-feira, Setembro 25, 2025
spot_imgspot_img

Top 5 da Semana

spot_img

Related Posts

IGAS inicia processo de esclarecimento sobre morte de bebé prematuro no Hospital de Leiria

A IGAS (Inspeção-Geral das Atividades em Saúde) solicitou esclarecimentos à Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, que inclui o Hospital de Santo André, sobre o caso de um bebé prematuro que nasceu numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e faleceu após ser admitido no serviço de urgência do hospital. O processo de esclarecimento foi instaurado no dia 16 de julho pelo inspetor-geral António Carapeto.

A IGAS pediu à unidade de saúde que avaliasse a qualidade dos serviços prestados em situações de emergência a grávidas, seguindo uma orientação técnica publicada a 7 de julho, e que enviasse os resultados. O caso foi reportado pelo Expresso a 11 de julho, com a Unidade Local de Saúde a garantir que todos os meios disponíveis foram mobilizados para responder de forma rápida e eficaz à grávida, de acordo com os protocolos clínicos estabelecidos.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Leiria foi acionada às 08:24, e a grávida foi acompanhada por uma equipa de Suporte Imediato de Vida. O parto ocorreu na ambulância, com a equipa médica a iniciar de imediato as manobras de reanimação do recém-nascido, que continuaram durante o transporte e na sala de emergência. Devido à prematuridade (26 semanas), foi solicitado o apoio do Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico do INEM, mas, apesar dos esforços, o bebé acabou por falecer.

Segundo o Expresso, os Bombeiros da Nazaré foram acionados pelo INEM cerca das 08:30 para atuar em Valado dos Frades. A ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcobaça e, posteriormente, a VMER de Coimbra foram mobilizadas para apoiar. O parto ocorreu às 09:10 na ambulância, quando estavam a cerca de 10 minutos do Hospital de Leiria, e o óbito foi declarado às 09:53.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles