O passe foi fundamental na evolução do futebol moderno desde os anos 1800. Em vez de jogadores driblarem a bola individualmente, os passes entre colegas tornavam mais eficazes as tentativas ao jogo. No século XIX, em Inglaterra, antes da lei do fora-de-jogo, equipes já procuravam jogar em conjunto numa nova estratégia chamada de passing e tendo desenvolvido um estilo de alicerce único.
Um estudo liderado por John Wilson, da Universidade de Sheffield, revelou um detalhe na formação histórica da Técnica do passe. É uma prática desenvolvida inicialmente em Sheffield que posteriormente se aprimorou em Escócia.
A eficiência teve início com a formação dos SG com baixos salários . No período hodierno, todos os clubes usam o movimento de ter mais bola que o adversário na posse da bola, em especial os que têm mais habilidade, por exemplo na Liga Inglesa ou Espanhola.
Este sistema moderno que tem sua memória em Sheffield, que é o local que detém um tempo longo histórico pra história do futebol formula o que hoje sonhamos na bola rolando hoje.